Atividades

Simulado  de Língua Portuguesa
Turma da Mônica – questão 01 e 02
1. Essa história mostra que o que a Mônica disse no primeiro quadrinho
( A ) esta certo, porque ela é mais forte que os colegas.
( B ) nem sempre acontece, porque ela tropeçou.
( C ) está certo, porque ela venceu todos os cabos-de-guerra.
( D ) nem sempre acontece, porque ela perdeu os dois cabos-de-guerra.

2. O humor do 2º e do 3º quadrinhos está no fato de a
( A ) Magali ter sido capaz de superar a força da amiga ao ouvir falar em comida.
( B ) Mônica ter saído voando quando a Magali a puxou com muita força.
( C ) Mônica ter perdido o cabo-de-guerra pela primeira vez em sua vida.
( D ) Magali ter conseguido ganhar o cabo-de-guerra com tanta facilidade.

Uma lembrança para guardar com carinho – questões 03 a 08.
3. A pessoa que está contando essa história é
(A ) o Godofredo, um dos alunos.
( B ) o fotógrafo que vai fotografar a classe.
( C ) a professora da classe.
( D ) um dos alunos da classe.

4. "Hoje de manhã todo mundo chegou muito contente na escola, porque nós vamos tirar uma fotografia da classe, que vai ficar de lembrança para a gente guardar por toda a vida". Nesse trecho, as palavras todo mundo, nós, e a gente representam
( A ) os alunos da classe.
( B ) as pessoas em geral e a professora.
( C ) os alunos, a professora e o fotógrafo.
( D ) Os dois quadrados têm áreas diferentes.

5. O narrador comenta: “Essa roupa de marciano é um arranjo incrível”! porque
( A ) com o capacete parece um aquário.
( B ) ele acha essa roupa uma fantasia bonita e gostaria de ter uma.
( C ) o capacete não deixa que a professora puxe as orelhas de quem está com ele.
( D ) o capacete protege o rosto e o aluno não precisa se lavar.


6.  No trecho "e foi a professora que tirou o saco da cabeça dele", a palavra grifada quer dizer:
( A ) do Rufino            ( B ) do Godofredo        ( C ) do Velho        ( D ) do Agnaldo

7. Quando o fotógrafo diz "eu sei como se fala com criança", ele quer
( A ) fazer uma brincadeira com a professora.
( B ) mostrar que pode, com calma, organizar as crianças para a foto.
( C ) mostrar que é preciso ser rigoroso com as crianças.
( D ) que as crianças tenham medo dele.


8. Em "O fotógrafo resolveu que a gente tinha que ficar em três filas:", os dois pontos servem para
( A ) pôr em dúvida a arrumação dos alunos.
( B ) obrigar os alunos a ficar em filas.
( C ) perguntar como seria cada fila.
( D ) apresentar a explicação de como será cada fita.

Lampião e Lancelote – questões 09 a 12.
9. O que levou o personagem do poema a se tornar um líder de cangaceiros foi
(A)  sua coragem e seu valor.                    ( B ) a morte de seu pai.
( C ) um bando de cabras armados.            ( D ) seu apelido de Lampião.


10 . “Para uns foi criminoso Para outros justiceiro” A palavra “justiceiro” foi utilizada para mostrar que o personagem era visto como alguém que
( A ) respeitava muito a justiça.                       ( B ) julgava bandidos no tribunal.
( C )  fazia justiça com as próprias mãos.        ( D ) justificava seus atos de vingança.

11- Ao inimigo com ganância!
O ponto de exclamação ao final desse verso é utilizado para
( A ) enfatizar a força da vingança.               ( B ) assustar o leitor com a situação criada.
( C )  revelar surpresa com o desejo de vingança.    
( D ) expressar preocupação com a situação do inimigo.

12- “Com seu rifle poderoso”
A palavra seu, na frase acima refere-se ao
( A ) bando de Lampião.  ( B ) cangaceiros.     ( C ) pai.       ( D ) Virgulino.

Luz em um mundo sob mudança- 13 a 18
13 - O texto acima trata
(A ) das razões pelas quais dois países suspenderão a venda de lâmpadas incandescentes.
( B )  da vida das crianças em países desenvolvidos, como Canadá e Austrália.
( C ) dos gases envolvidos no aquecimento do nosso planeta.
( D ) do racionamento de energia vivido no Brasil até o ano de 2002.

14 - Grande parte da energia elétrica consumida na Austrália e no Canadá é gerada com
(A ) a força dos ventos nas usinas eólicas.
( B ) a força das águas nas hidroelétricas.
( C ) a queima do carvão nas termoelétricas.
( D ) expressar preocupação material radioativo nas termonucleares.


15- Os australianos e os canadenses estão preferindo as lâmpadas fluorescentes porque (A ) podem custar cinco vezes mais que as lâmpadas incandescentes.
( B ) consomem menos energia que as lâmpadas incandescentes.
( C ) podem custar cinco vezes menos que as lâmpada incandescentes.
( D ) podem durar mais tempo que as lâmpadas incandescentes.

16 - O autor utilizou a foto que acompanha o texto para
( A ) mostrar qual é a lâmpada fluorescente.
( B ) explicar as desvantagens da lâmpada incandescente.
( C ) explicar as vantagens da lâmpada fluorescente.
( D ) mostrar qual é a lâmpada incandescente.


17 - “No Brasil, por conta do racionamento de energia que vigorou até 2002, muitas famílias optaram pelas lâmpadas fluorescentes na hora das compras”.
( A ) a um fato que deverá ocorrer.
 ( B )a uma dúvida dos consumidores.
( C ) a uma opinião da autora em relação ao ocorrido.    
( D ) a um fato ocorrido no passado.

18 - Pode-se afirmar que "a troca de uma lâmpada por outra reduziria em larga escala a produção de gás carbônico" porque
( A ) a queima de carvão nas termoelétricas produz gás carbônico.
( B ) a lâmpada fluorescente aquece menos que a incandescente.
( C ) o gás carbônico é um dos responsáveis pelo aquecimento global.
( D ) a lâmpada fluorescente é a melhor escolha na hora da compra.

Criança anda menos aos sábados e domingos – questões da 19 a 24
19 - Para a realização da pesquisa, as crianças usaram os pedômetros
( A ) durante um ano.                         
( B ) de segunda à sexta-feira.
( C ) nos finais de semana.               
( D ) no período escolar.


20 - A pesquisa apresentada no texto acima trata da
( A ) distância que as crianças precisam percorrer para chegar até as escolas.
( B ) diminuição de atividades físicas, realizadas pelas crianças, nos finais de semana.
( C ) falta de vontade das crianças em relação às atividades físicas.
( D ) falta de espaço nas escolas para que as crianças realizem atividades físicas.

21 - O quadro “O fim de semana das crianças” apresenta
( A ) informações diferentes das que aparecem no texto.
( B ) mais informações sobre a pesquisa realizada.
( C ) o que deve ser feito a partir dos dados da pesquisa.
( D ) resumidamente os principais dados da pesquisa.


22. O trecho “a diferença se deve à escola” (3º parágrafo �� 5a linha) refere-se
( A ) ao que as crianças responderam aos pesquisadores.
( B ) a opinião do professor Timóteo Araújo.
( C ) a um fato registrado pelos sensores.
( D ) a uma dúvida dos pesquisadores.

23 -  No trecho do texto "A falta de segurança também inibe os pais de deixá-las sair", a palavra inibe significa
( A ) proíbe.    ( B ) embaraça.    ( C ) atrapalha.   ( D ) desencoraja.

24- De acordo com o professor Araújo, se nas cidades houvesse mais áreas verdes e mais segurança, as crianças, provavelmente,
( A ) passariam mais tempo com os amigo.
( B ) praticariam mais atividades físicas.
( C ) ficariam mais próximas de seus pais.
( D ) ficariam mais tempo no computador.

O JORNALISTA E CRONISTA ESPORTIVO ORLANDO DUARTE – QUESTÕES 25 a 28.
25- O texto acima tem como finalidade mostrar
( A ) duas maneiras de se jogar bola de gude.
( B ) o que é uma bola de gude.
( C ) a variedade de tamanhos e cores das bolas de gude.
( D ) a única maneira de se jogar bola de gude.

26- Na modalidade TRIÂNGULO, os jogadores devem
( A ) acertar as bolinhas nos buracos.
( B ) atingir as bolinhas que estão fora do triângulo.
( C ) atingir as bolinhas que estão dentro do triângulo.
( D ) percorrer todo o circuito.

27 -  No texto, algumas palavras estão entre aspas "..." porque
( A ) são as palavras mais importantes do texto.
( B ) fazem parte de uma linguagem mais formal.
( C ) são desconhecidas pela maioria das crianças que jogam bola de gude.
( D ) fazem parte da linguagem das crianças que jogam bola de gude.


28- Na modalidade BIROCA, o jogador que coloca a sua bolinha em cada um dos buracos
( A ) fica mais próximo da "biroca".      
( B ) termina o "circuito".
( C ) é eliminado do jogo.                     
 ( D ) elimina um adversário.

CALVIN E HAROLDO – questões 29 e 30
29 – Calvin ( o menino no banho) fala “ É UM REDEMOINHO GIGANTE!! ESTAMOS DESCENDO!” quando
( A ) ele tem dor de barriga e sai do banho.
( B ) ele dá descarga depois de soltar o barquinho.
( C) ele vê o vaso sanitário sujo.
( D ) ele termina de tomar banho.

30 – Como termina a brincadeira do Calvin?
( A ) Com o pai do Calvin comprando outro barco.
( B ) Com o Calvin triste por ter perdido o barquinho.
( C ) Com o vaso sanitário entupido.
( D ) Com o Calvin queimado pela água quente.

Trabalho de Língua Portuguesa

Data 25/02/2014

Copie, circule os verbos e separe com uma barra a oração principal da subordinada, classificando-as:
1 - È necessário que a luta continue.
2 – Sabe-se que ele virá logo.
3 – Meus votos são que os homens realizem seus fins.
4 – Dona Alda afirma que o amor é paciência.
5 – Não sei se vocês me entendem.
6 – Convém que confiemos em nós mesmos.
7 – O autor diz que os homens fazem a sua história.
8 – Eu desejo que sua vida seja coroada de êxito.
9 – O exemplo cabe a quem ensina.
10 – Amigo meu, ouça isto: não se acomode.
11 – Sou favorável a que haja justiça no país.
12 – A ambição do homem opôs-se a que a justiça reinasse.
13 – Eu sou quem sou.
14 – Importa que nós saibamos caminhar unidos com a vida.
15 – È bom que sejas atencioso.
16 – O autor deseja que os homens enfrentem o desafio.
17 – Grande verdade é que os homens se ajudam mutualmente.
18 – Pediu-lhe que o auxiliasse naquela tarefa.
19 – Sucedeu que as forças de permanência oprimiram a maioria dos homens.
20 – O amigo tinha necessidade de que o ajudassem.
21 – Na felicidade, parece que tudo concorre para a realização.
22 – Ele sabia de uma coisa: que não podia permanecer neutro.
23 – A função de governador deixe-se a quem pode exercê-la.
24 – Esta é a palavra de ordem: que você deve ser dinâmico.
25 – Respondi-lhe que não era governador.
26 – Acontece que não concordo com o governador.
27 – Tivemos a impressão de que houve desonestidade.
28 – Que tentássemos o estudo, seria o caminho certo.
29 - Insisto em que me ouças.
30 – Ele negou que foi ele o infrator.
31 – É bom que estejas preparado.
32 – O segredo do sucesso foi que tivemos calma.
33 – Que todos estivessem bem, era bom.
34 – Parece que ele não gosta de política.
35 - Convém que saibamos tudo.
36 – Pedimos que vocês sejam responsáveis.
37 – Minha alegria é que voês me arranjou um emprego.
38 – Disse que estava nervoso.
39 – Já me convenci de que a desonestidade não compensa.
40 – Na listagem, não conta que você participou da reunião.

BOA SORTE

3 comentários:

  1. A escola Lídia Bezerra esta de PARABÉNS pelo desempenho dos alunos !

    ResponderExcluir
  2. Essa profesora é muito boa... Passa atividades muito bem elaboradas!!! Adora ela!!!!

    ResponderExcluir
  3. uma das melhores professoras do lídia!!!

    ResponderExcluir

Faça seu comentário para que o nosso trabalho tenha sucesso.