quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Mais de 700 mil alunos farão as provas do Spaece 2012



Teve início na última segunda-feira, dia 19, e prossegue até a próxima quinta-feira, dia 22, a aplicação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) 2012 para os alunos de 1ª a 3ª séries do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). No período de 3 a 7 de dezembro, será a vez dos estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e EJA – 2º segmento. Um total de 729.800 alunos da rede pública participa das provas. A iniciativa tem como finalidade diagnosticar a qualidade da educação pública cearense e subsidiar a implementação de ações de intervenção e monitoramento com foco na melhoria do ensino ofertado.

O Sistema avalia as competências e habilidades nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes. Mas em 2012, o Spaece traz novidades para os alunos do 3º ano do Ensino Médio. Os testes das duas disciplinas estão em  convergência  com  a  proposta da Matriz de Referência para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), recebendo  a  denominação de Testes de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Haverá também a aplicação  da prova  de  Redação,  bem  como  de  testes para as áreas de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

Outra inovação vai para as crianças do 2º ano do ensino fundamental. Cada turma  contará com seis modelos de caderno de testes.  A terceira mudança beneficia todos os níveis de ensino. Haverá duas versões dos cadernos de testes para todos os níveis de ensino: Ampliada e Braille.

Além dos testes, também são aplicados questionários contextuais, investigando dados socioeconômicos e hábitos de estudo dos alunos, perfil e prática dos professores e diretores.

O Spaece foi criado há 20 anos. A partir de 2007, a atual gestão da Seduc ampliou sua abrangência, instituindo a Avaliação da Alfabetização e expandindo a Avaliação do Ensino Médio para as três séries, de forma censitária. Dessa forma, o Spaece passa a ter três focos: Avaliação da Alfabetização – Spaece-Alfa (2º ano do EF), Avaliação do Ensino Fundamental (5º e 9º anos do EF) e Avaliação do Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries do EM).


Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário para que o nosso trabalho tenha sucesso.