quarta-feira, 23 de março de 2016

Olimpíada Brasileira de Matemática


A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição aberta a todos os estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir do 6ª ano), Médio e Universitário das escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

Em torno desta competição, a Sociedade Brasileira de Matemática, em estreita cooperação com o IMPA, elaborou um projeto que visa interferir decisivamente na melhoria do ensino de Matemática em nosso país estimulando alunos e professores a um desenvolvimento maior propiciado pelas condições que atualmente podemos oferecer: a realização da OBM.

Objetivos

Interferir decisivamente na melhoria do ensino de Matemática em nosso país estimulando alunos e professores a um desenvolvimento maior propiciado pelas condições que atualmente podemos oferecer: a realização da OBM. 

Descobrir jovens com talento matemático excepcional, e colocá-los em contato com matemáticos profissionais e instituições de pesquisa de alto nível, propiciando condições favoráveis para a formação e o desenvolvimento de uma carreira de pesquisa.

Selecionar os estudantes que representarão o Brasil em competições internacionais de Matemática.

Organizar no Brasil as diversas competições internacionais de Matemática.

Seleção para monitor(a) do LEI da Escola Lídia Bezerra


A seleção destina-se a selecionar alunos monitores para apoiar as ações da escola a serem desenvolvidas no Laboratório Educacional de Informática (Lei), promovendo a participação de alunos monitores que possuam um bom nível de conhecimento no uso das novas tecnologias, conforme as normas estabelecidas pela unidade escolar. 

O valor da bolsa mensal será de R$ 200 (duzentos reais) de acordo com a Portaria nº 0298/2016-GAB, publicada no D.0.E. de 11 de março de 2016, com carga horária máxima de 12 (doze) horas semanais, a serem cumpridas no turno em que o aluno não esteja em atividade escolar, durante 10 (dez) meses, conforme o que estabelece o art. 5º Lei nº 15.190,de 19/07/2012.
O prazo de inscrição:  23/03/2016 a 29/03/2016, no horário de 7 h às 11 h e das 13 h às 17 h.

Para mais informações leia o  EDITAL SELEÇÂO

terça-feira, 15 de março de 2016

EEFM Lídia Bezerra 40 anos

Nossos mais profundos agradecimentos a todos que dividiram conosco essa alegria dos 40 anos. Foi um dia cheio de emoção e confraternização. Alunos e funcionários foram agraciados com a execução da Banda de Música do Município, uma feijoada, ainda, os alunos concludentes do Ensino Médio, ao longo dessas quatro décadas, tiveram seus nomes estampados em uma camiseta que os funcionários estão usando. É a nossa demonstração de gratidão e amor por esta instituição de ensino.




Curso Online Sequência didática abre inscrições

https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/noticias/sobre-o-programa/artigo/2199/curso-on-line-sequencia-didatica-abre-inscricoes-dia-1703
Novas turmas do curso on-line “Sequência didática": aprendendo por meio de resenhas” serão abertas no dia 17/03, quinta-feira. As inscrições poderão ser feitas em dois horários: 10h e 14h (horário de Brasília) e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, aqui no Portal Escrevendo o Futuro. Ao fazer a inscrição, os professores receberão um e-mail com instruções para a confirmação de matrícula. Fique atento, a confirmação é obrigatória para garantir a vaga no curso! As pessoas que não conseguirem poderão se inscrever na lista de espera para ocupar as vagas de eventuais desistentes. Alunos em lista de espera poderão ser chamados até o final da primeira semana do curso.

O curso tem início em 28/03 e término em 13/06, com certificado de 80 horas. É necessário que o participante tenha uma dedicação semanal de 8 a 9 horas para conseguir cumprir com as atividades propostas de maneira satisfatória e assim garantir um bom processo de aprendizagem. Sugerimos que o cursista reserve de 30 minutos a 1 hora todos os dias, e complete os estudos aos finais de semana.
Objetivos do “Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas”

O curso é destinado a professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de escolas públicas de todo o país, e tem como principal objetivo proporcionar ao professor a vivência de uma sequência didática (SD) para escrever uma resenha de um produto cultural, e a compreensão, a partir dessa vivência, de quais são os princípios do trabalho com gêneros e com SD na escola. Clique aqui para saber mais sobre o curso.

5ª Olimpíada de Língua Portuguesa

https://www.escrevendoofuturo.org.br/concurso
A Olimpíada de Língua portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), este ano promove sua 5ª edição.
Aqui você encontra informações sobre o concurso, além de acompanhar adesões, inscrições e os resultados de cada etapa no “Mapa das inscrições”.
O tema desta edição é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.
Neste ano, os primeiros 100 mil professores inscritos recebem um DVD com os Coleção da Olimpíada, material que apresenta a sequência didática para o ensino da escrita em quatro gêneros textuais.


segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Realização do 4º CAFÉ LITERÁRIO

O MACHADO era de ASSIS. A ROSA do GUIMARÃES. A BANDEIRA do MANOEL, mas feliz mesmo era o JORGE que era AMADO.
 A Escola Lídia Bezerra promoveu neste 04 de dezembro o  4º CAFÉ LITERÁRIO uma realização do CENTRO DE MULTIMEIOS e ÁREA DE LINGUAGENS, com o tema: “LENDO VOCÊ IRÁ CONDUZIR, NÃO LENDO VOCÊ SERÁ LEVADO,”  foi um verdadeiro show de talento e conhecimentos literários. Com a participação de alunos e professores, foram abordados autores e suas obras, tendo como escritores principais: Machado de Assis, Guimarães Rosa, Manuel Bandeira e Jorge Amado, ainda, recitais, música, dança e peça teatral.
Os participantes apreciaram:
ü  VIDA E OBRA DOS ESCRITORES: MACHADO DE ASSIS, GUIMARÃES ROSA, MANUEL BANDEIRA E JORGE AMADO;
ü  O MENESTREL – WILLIAM SHAKESPEARE;
ü  CORAL : “ A NOITE - TIÊ
ü  POESIA RETRATO – CECÍLIA MEIRELES;
ü  DANÇA TEMPO DE ALEGRIA – IVETE SANGALO;
ü  MONÓLOGO:  CARTA DO APÓSTOLO PAULO, Cor.13;
ü  MONÓLOLO: A ROSA DE HIROSHIMA – VINICIUS DE MORAES;
ü  PEÇA TEATRAL – FRAGMENTO DA OBRA SENHORA DE JOSÉ DE ALENCAR;
ü  POESIA MATEMÁTICA – MILLÔR FERNANDES;
ü  POESIA – EI SORRIA... – CHARLES CHAPLIN;
ü  PEÇA TEATRAL – FRAGMENTO DO LIVRO O QUINZE DE RACHEL DE QUEIROZ;
ü   DANÇA – RITMO DO BRASIL;
ü  PARÓDIA: LITERATURA BRASILEIRA;
ü  PEÇA TEATRAL – ASSALTO À LÍNGUA PORTUGUESA.




















segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Comemoração na Escola Lídia Bezerra marca o Dia da Consciência Negra



O tema Consciência Negra, comemorado em todo o Brasil no dia 20 de novembro, foi destaque deste mês na Escola Lídia Bezerra. A escola despertou para uma consciência convertida em ações práticas e verdadeiras atribuindo a comunidade negra a merecida identidade de valor na construção da nossa história e de um futuro melhor.

De acordo com o Diretor da escola, professor Carlos Florentino, o objetivo é comemorar de forma diferente o Dia da Consciência Negra, envolvendo   alunos e professores em atividades em sala e trabalhos que proporcionem o conhecimento e a vivência da cultua dos povos afro-descendentes.

Durante a semana sob   a orientação da coordenadora de área de ciências humanas e suas tecnologias, a professora Jocilene Santos   mobilizou   alunos e professores juntamente com o núcleo gestor a trabalharem o tema confeccionando mural, pinturas, bem como, produções poéticas, expressões corporais, e  desfiles, tudo para expressar o valor do ser humano.


“É muito importante que temas como estes sejam trabalhados no ambiente escolar; Com esta iniciativa, a escola cumpre a sua função social contribuindo para a formação integral dos alunos, combatendo todo o tipo de preconceito e racismo, além de promover a igualdade social”, destacou o   gestor.